ANE
MAILING LIST
NOME
E-MAIL VALIDAR
REMOVER
incentivos
 
7
 

Desde há muito tempo que no nosso país se reconhece que o espírito empresarial merece ser promovido e apoiado na medida em que as competências e as atitudes necessárias à empresa constituem benefícios para a sociedade, que ultrapassam o âmbito restrito das suas aplicações empresariais.

Surgem aqui os incentivos financeiros ao investimento, no entanto, estes são um recurso escasso, pelo que a sua aplicação depende de requisitos e critérios de seletividade.


Plano Nacional de Microcrédito
O microcrédito é um mecanismo de resposta às dificuldades que muitas pessoas sentem na obtenção de créditos bancários para a concretização de um qualquer negócio próprio. Este empréstimo serve em particular todos os que se encontrem em situações financeiras desfavoráveis ou com trabalhos precários.

Medida de apoio a projetos de investimento viáveis que criem e consolidem postos de trabalho sustentáveis, através da linha de crédito MICROINVEST disponível junto dos bancos aderentes:
CGD, Millenium-BCP, BES, BPI, SANTANDER-Totta, Barclays, BPN, BANCO POPULAR, CRÉDITO AGRÍCOLA, MONTEPIO e BANIF.

Para além do microcrédito, existem ainda outros programas de incentivo à criação de microempresas que também visam prevenir o desemprego de longa duração, criando a oportunidade dos cidadãos constituírem o seu próprio emprego, como é o caso do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE) desenvolvido pelo IEFP.

Apoios à Criação de Empresas através de linhas de crédito
Medida de apoio a projetos de criação de empresas que originem a criação de emprego, através de linhas de crédito disponíveis junto dos bancos aderentes:
CGD, Millenium-BCP, BES, BPI, SANTANDER-Totta, Barclays, BPN, BANCO POPULAR, CRÉDITO AGRÍCOLA, MONTEPIO e BANIF.

Apoios à Criação do Próprio Emprego por Beneficiários de Prestações de Desemprego
Medida de apoio a projetos de emprego promovidos por beneficiários das prestações de desemprego, desde que os mesmos assegurem o emprego, a tempo inteiro, dos promotores.

Para serem elegíveis , os projetos que venham a ser candidaturas ao programa de apoio do IEFP têm de respeitar determinados requisitos relacionados com o número de trabalhadores ou com valor total de investimento.